09/11/2023

USINAS HIDRELÉTRICAS DO RIO MADEIRA REALIZAM WORKSHOP DE ICTIOFAUNA PARA SERVIDORES DO IBAMA E SEDAM

Servidores de diversos estados estiveram presentes nas Usinas Jirau e Santo Antônio para receber capacitação.

A Jirau Energia promoveu nos dias 6, 7 e 8 de novembro o Workshop de Ictiofauna em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para os servidores de diversos estados brasileiros do próprio Instituto, e para a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) em Rondônia.

O Workshop foi realizado em parceria com a Santo Antônio Energia, o que possibilitou trazer vários especialistas da área a Porto Velho, com finalidade de participarem e enriquecerem as discussões. As atividades matutinas da segunda-feira (6/11), aconteceram na Usina Jirau e envolveram visita técnica aos Sistemas de Transposição de Peixes (STPs), à estrutura da casa de força e ao e vertedouro de troncos. Esse primeiro momento foi conduzido pela equipe de meio ambiente e socioeconomia da Jirau Energia.

A responsável pela Coordenação de Hidrelétricas do IBAMA, Silvia Goes, acompanha as atividades da Jirau Energia desde 2017 e esteve presente no Workshop. “Para a equipe que analisa questão hidrelétrica é necessário entender o processo de Ictiofauna, já que é um procedimento presente na maioria desse tipo de empreendimento. Aqui tem gente de várias coordenações e todos atuam com licenciamento, então é uma atividade essencial para melhoria das análises que são realizadas por esses profissionais”, colabora Silvia.

 Emerson Nunes Aguiar da chefia o Núcleo de Licenciamento Ambiental (NLA) do Ibama em Rondônia ressalta o diferencial do aprendizado em empreendimentos localizados no rio Madeira, um dos principais afluentes do rio Amazonas. “Ter a oportunidade de aprender sobre ictiofauna nas Hidrelétricas do rio Madeira, que possui uma das bacias hidrográficas mais biodiversas do mundo, é muito gratificante. Na capacitação também temos técnicos que estão iniciando agora nesse tipo de licenciamento, e vão subsidiar tanto as análises dessas UHEs como de outros empreendimentos do mesmo seguimento nos demais estados e regiões do Brasil”, ressalta.  

Veríssimo Neto, Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia fala da relevância da parceria com o IBAMA. “Quando recebemos a sugestão do IBAMA para desenvolvermos esse Workshop em parceria com a Santo Antônio Energia, percebemos que estamos seguindo o caminho certo. Aqui em Jirau temos várias atividades alinhadas à proteção da Ictiofauna, incluindo a avaliação constante de algum possível efeito do empreendimento no processo pesqueiro, além de estarmos frequentemente desenvolvendo medidas para mitigar os riscos à saúde dos peixes no complexo madeira, contribuindo com a conservação das espécies”, finaliza Veríssimo.

Compartilhe

Related News

Assine nosso jornal

FOLLOW
NEWS

Get to know our News Portal, where you can access
the main news about JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

INSIDE THE JIRAU HYDROELECTRIC POWER PLANT

REGULATORY AND
COMMERCIAL SECTOR

FOLLOW JIRAU ENERGIA NEWS

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.