12/08/2016

Usina Jirau reforça ações de controle da malária com mais doações para secretaria de saúde de Porto Velho

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, entregou no dia 3 de agosto cinco caminhonetes e 271 itens de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). A doação, realizada em Porto Velho, faz parte do Programa de Saúde Pública desenvolvido pela ESBR na área de influência da UHE Jirau e será empregada no controle do mosquito que transmite a malária.
Desde a implantação do Programa de Saúde Pública em 2009, os casos de malária foram reduzidos em mais de 80% na região. O Programa alcança as áreas de influência da Usina Hidrelétrica Jirau, partindo do distrito de Jaci Paraná até a Ponta do Abunã, e conta com a participação dos agentes municipais de saúde que desenvolvem o trabalho de campo.
O investimento para aquisição das cinco caminhonetes 0 Km foi de R$ 499 mil e os veículos auxiliarão nos trabalhos de vigilância nas áreas de abrangência da Usina Jirau. Já os EPI’s, como botas, máscaras e cartuchos respiradores, que custaram R$ 41 mil, serão utilizados na rotina de combate e controle da malária nas áreas consideradas de maior risco de incidência da doença.
De acordo com a Assessora Institucional da ESBR, Mariana Lima, os investimentos foram altos porque o controle da malária requer muitas ações voltadas à prevenção. “Essa é uma continuação do Plano Complementar de Controle da Malária, previsto no Programa de Saúde Pública da empresa. A próxima etapa será a construção dos Pontos de Apoio em três distritos de Porto Velho, que prestarão assistência às pessoas acometidas pela malária e demais doenças”. Além desta doação, a ESBR já doou outros equipamentos, veículos e motocicletas, para facilitar o trabalho em localidades consideradas de difícil acesso.
Para o Secretário da SEMUSA, Domingos Sávio, a parceria com a Usina Hidrelétrica Jirau tem gerado ótimos resultados. “No início de 2013 tínhamos registrado 13 mil casos de malária, já no ano passado foram apenas 3 mil registros. É uma redução muito significativa e este ano estamos trabalhando para reduzir pelo menos mais vinte por cento deste total. É a primeira vez na história de Rondônia que o Ministério da Saúde classifica o estado com baixo índice de infestação da malária”, destaca Sávio.

Compartilhe

Related News

Assine nosso jornal

FOLLOW
NEWS

Get to know our News Portal, where you can access
the main news about JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

INSIDE THE JIRAU HYDROELECTRIC POWER PLANT

REGULATORY AND
COMMERCIAL SECTOR

FOLLOW JIRAU ENERGIA NEWS

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.