19/09/2018

Sistema de Transposição de Peixes da Usina Jirau é referência para Usina mato-grossense

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) do Estado do Mato Grosso esteve na Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau com o objetivo de conhecer os Sistemas de Transposição de Peixes (STP) visando fundamentar a análise do órgão sobre o assunto e possibilitar a emissão de parecer técnico ambiental da Secretaria para a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, que está em construção no Estado do Mato Grosso. A visita técnica também contou com a presença de representantes da Eletrobrás Chesf, acionista da hidrelétrica mato-grossense.
Durante a visita técnica, eles conheceram sobre Jirau e a estrutura do empreendimento, como a Sala de Controle e a Casa de Força da Margem Direita, além do STP 1, modelo parecido com o que será instalado na UHE Sinop. O STP da UHE Jirau, implantado em 2012, foi projetado pelos melhores especialistas no assunto. A bióloga da SEMA, Edilaine Regina de Mattos Theodoro, conta que este modelo de STP será implantado pela primeira vez no Mato Grosso e que por isso solicitaram a visita à UHE Jirau. “A visita foi melhor que o esperado, porque além do Sistema de Transposição de Peixes, nós conhecemos os programas ambientais executados pela UHE Jirau e vimos que temos algumas dúvidas que Jirau já pode esclarecer”, fala a bióloga.
Para a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau, servir como referência é um orgulho. “A UHE Jirau está sempre à disposição dos órgãos ambientais e de outros empreendimentos que queiram conhecer o nosso Sistema de Transposição de Peixes”, fala o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto. A UHE Jirau possui dois sistemas de STP. Em ambos, os peixes são capturados, medidos e devolvidos ao rio Madeira, à montante ou à jusante de acordo com a espécie. “Nós estamos concluindo o segundo ano do ciclo de protocolo experimental exigido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, órgão licenciador da UHE Jirau, e o próprio protocolo está mostrando a eficiência do nosso Sistema. Em Jirau, já fizemos a transposição de quase um milhão de espécimes de peixes”, conclui Veríssimo.

Compartilhe

Related News

Assine nosso jornal

FOLLOW
NEWS

Get to know our News Portal, where you can access
the main news about JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

INSIDE THE JIRAU HYDROELECTRIC POWER PLANT

REGULATORY AND
COMMERCIAL SECTOR

FOLLOW JIRAU ENERGIA NEWS

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.