16/11/2015

Reassentados rurais são orientados sobre a importância da vacinação bovina

Com o objetivo de impulsionar as práticas da bovinocultura leiteira no Reassentamento Rural Coletivo, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) – concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, tem proporcionado aos produtores, capacitações quanto à importância da vacinação do gado. A mais recente foi realizada em 22 de outubro, na propriedade do senhor Gessé Bezerra Paiva. Tais ações fazem parte do Programa de Remanejamento das Populações Atingidas, desenvolvido pela empresa.
A capacitação em campo contou com a parceria da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – EMATER/RO, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON/RO e da Ampliari Serviços em Meio Ambiente Ltda, responsável pela assistência técnica e social da UHE Jirau. Cerca de 50 pessoas estiveram envolvidas, entre técnicos, reassentados e convidados. Durante as palestras, os produtores obtiveram conhecimento sobre a higienização e manuseio da pistola, bem como do processo para a vacinação nos animais. Após as orientações, a equipe técnica realizou a vacinação assistida, momento em que os participantes acompanharam de perto todos os procedimentos necessários para aplicação das vacinas contra a raiva, febre aftosa, clostridiose (carbúnculo) e brucelose.
De acordo com o gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, a capacitação teve por objetivo incentivar e qualificar os produtores. “A Usina Jirau tem contribuído para aprimorar o conhecimento. O resultado é o crescimento na produção e o aumento na renda da família. Além disso, é importante enfatizar que a capacitação colabora para que o produtor realize a vacinação do seu rebanho de forma mais assertiva, possibilitando maior sanidade para os animais”, destaca.
Ainda durante a capacitação, foram doados equipamentos e insumos, como despolpadora, moenda de cana, farinheira, mudas de café e calcário. Na oportunidade, a Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau – COOPPROJIRAU, foi contemplada com uma despolpadora de açaí. Este equipamento será implantado para o processamento e envaze da fruta, oriunda de extrativismo da região de Nova Mutum Paraná. A comercialização será feita para comerciantes e terceiros.

Compartilhe

Related News

Assine nosso jornal

FOLLOW
NEWS

Get to know our News Portal, where you can access
the main news about JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

INSIDE THE JIRAU HYDROELECTRIC POWER PLANT

REGULATORY AND
COMMERCIAL SECTOR

FOLLOW JIRAU ENERGIA NEWS

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.