06/12/2019

Apoio da Usina Jirau traz a 6ª missão da Operação Sorriso a Porto Velho

A ONG Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, retorna a Porto Velho para realizar a 6ª missão, com apoio da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau. Os atendimentos estão sendo realizados de 2 a 7 de dezembro no Hospital Santa Marcelina para operar, gratuitamente, crianças e adultos carentes com deformidades faciais, em especial, lábio leporino e fenda palatina. A previsão é que sejam realizadas 55 cirurgias este ano.
A Usina Jirau é uma das empresas parceiras da ONG nas ações em Porto Velho desde 2018, sendo sua maior patrocinadora nessas ações com investimento na ordem de R$ 2,7 milhões, com recursos do Subcrédito Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, garantindo a continuidade das missões até 2020.
A Coordenadora de Socioeconomia da UHE Jirau, Juliana Oliveira, afirma que maior do que o investimento financeiro, é vivenciar a satisfação daqueles que mais precisam. “Essa é a terceira missão apoiada pela Usina Jirau e a satisfação é muito grande, pois é um investimento social que melhora a qualidade de vida das famílias beneficiadas”, destaca Juliana.
O Hospital Santa Marcelina, local escolhido para os atendimentos da missão, foi inaugurado em 1954, ainda no antigo Território Federal do Guaporé, hoje Rondônia. É referência no atendimento de 25 especialidades médicas às comunidades carentes de Rondônia, Acre, Sul do Amazonas e parte da Bolívia, com ampla estrutura e equipamentos. A Enfermeira Maria José Micheletti, coordenadora local da ONG Operação Sorriso e do Núcleo de Fissurados de Rondônia (NUFIS), comemora os resultados já registrados pelas missões em Porto Velho. “Desde o primeiro programa em Porto Velho, em 2014, foram realizadas 5.247 consultas, atendidas 583 pessoas e realizados 327 procedimentos cirúrgicos. Na última missão em 2018, 58 pessoas foram operadas com o apoio da UHE Jirau, e isso nos deixa realizados”, comemora a enfermeira.
Durante a missão, a Operação Sorriso conta com uma equipe multidisciplinar de mais de 60 voluntários, incluindo pediatras, cirurgiões plásticos, anestesistas, odontólogos, psicólogos, enfermeiros e outros especialistas, que se doam durante a missão para levar sorrisos a diversas pessoas.
O primeiro momento da operação foi a triagem de pacientes, que ocorreu no dia 2 de dezembro, identificando, atendendo e direcionando os atendimentos, inclusive fornecendo transporte e alimentação sem custo aos pacientes e familiares que moram distante do hospital.
Foram atendidos na triagem 105 pacientes, como Francisco Santos, que viajou mais de 400 km, da região de Lábrea até Porto Velho e trouxe os seus dois filhos, Fabiano Souza, de 13 anos e Antônio Carlos, de 12, que precisam fazer a cirurgia de lábio leporino. “Vencemos a distância, graças a Deus estamos aqui e agora é só aguardar a cirurgia. Tenho fé que vai dar tudo certo”, acredita Santos.
De acordo com o Diretor Executivo da Operação Sorriso Brasil, Charles Rosenburst, sem o apoio da Usina Jirau, a missão em Porto Velho não seria possível. “É muito gratificante quando a gente acha que está sozinho e acaba encontrando inúmeros parceiros que se mobilizam e se emocionam junto conosco. Tenho certeza de que o movimento que a Usina Jirau fez de nos apoiar está sendo muito bem recebido por todas essas pessoas atendidas aqui”, afirma Charles.

Compartilhe

Related News

Assine nosso jornal

FOLLOW
NEWS

Get to know our News Portal, where you can access
the main news about JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

INSIDE THE JIRAU HYDROELECTRIC POWER PLANT

REGULATORY AND
COMMERCIAL SECTOR

FOLLOW JIRAU ENERGIA NEWS

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.