05/08/2015

Workshop Tecnológico na UHE Jirau discute alternativas eficientes na geração de energia elétrica

O Workshop Tecnológico realizado na Usina Hidrelétrica Jirau, discutiu propostas para o desenvolvimento de novas tecnologias, capazes de garantir maior eficiência na geração de energia elétrica. O encontro contou com a participação de pesquisadores dos Institutos Lactec e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), além de gerentes e coordenadores de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), Manutenção, Operação e Engenharia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau.
De acordo com a engenheira de P&D da ESBR, Gizele Silva, a missão do setor na empresa foi o que motivou a realização do evento. “A iniciativa foi tomada pensando nos princípios do desenvolvimento sustentável e na criação de um ambiente que estimule a inovação e o espírito empreendedor, visando a geração de novos conhecimentos que favoreçam o incremento tecnológico no Brasil”, destaca.
Dessa forma, o evento realizado em 02 de julho, serviu como uma grande troca de experiências. Na ocasião, os pesquisadores do Lactec e CPqD apresentaram suas linhas de pesquisa e projetos em execução aos profissionais da ESBR, que aproveitaram o conhecimento tecnológico repassado para buscar inovações frente aos desafios encontrados em Jirau. Para os pesquisadores, o panorama da UHE Jirau é bastante desafiador em relação às demais hidrelétricas em que já atuaram anteriormente.
Especialistas em soluções inovadoras, os Institutos Lactec – com sede em Curitiba, no Paraná, atuam principalmente na área de Pesquisa & Desenvolvimento, onde reúnem um dos maiores quadros de profissionais do país. Presentes no Workshop representando o Lactec, estiveram os gerentes do Departamento de Eletricidade e Materiais, Alexandre Rasi Aoki; da Divisão de Sistemas Mecânicos, Carlo Giuseppe Filippin e do Departamento Comercial, Carlos Eduardo Ribas; além do executivo de negócios do Comercial, Luiz Caetano Maciel, e do pesquisador da Divisão de Meio Ambiente, Juliano José da Silva Santos.
Situado em Campinas, no interior de São Paulo, o programa de Pesquisa & Desenvolvimento do CPqD é o maior da América Latina em sua área de atuação, com atividades voltadas para futuras transições tecnológicas. Representando esta instituição, estiveram presentes, os pesquisadores Claudio Antônio Hortêncio e Regina Celia Grigolon Comar, além do gerente de Conta Eduardo Hideo Toi.
Ao final do evento, o gerente do Departamento Comercial dos Institutos Lactec, Carlos Eduardo Ribas, disse que Jirau é um parque potencial para implantação de projetos de pesquisas. “Nós tínhamos uma expectativa de podermos somar à equipe de operação e hoje confirmamos isso. Temos uma equipe de mestres e doutores capacitados no setor elétrico. E este conhecimento pode ser aplicado aqui”.
Para Eduardo Hideo Toi, gerente de Conta do CPqD, tanto podem contribuir com Jirau, como podem aprender. “O CPqD tem uma experiência grande com projetos de pesquisa e desenvolvimento em geração de energia elétrica. A gente acredita que pode contribuir com alternativas para UHE Jirau e ao mesmo tempo aprender com a realidade local”, afirma.
O gerente de Operação da ESBR, Carlos Alberto, ressaltou a importâncias das instituições com o desenvolvimento tecnológico do país. “Temos uma série de situações em que poderemos contar com o conhecimento dos pesquisadores. O encontro foi muito proveitoso e certamente esta parceria será de grande aprendizado para todos”.
Temas debatidos
Vários temas foram debatidos durante o Workshop, entre eles: a criação de um sistema de monitoramento usando sensores de fibra óptica aplicados na geração de energia elétrica; mestrado profissional em desenvolvimento de tecnologia; propostas de projetos voltados para a proteção e recuperação de desgaste por cavitação em Pesquisa & Desenvolvimento; serviços tecnológicos; análise de integridade estrutural em sistemas mecânicos; identificação de descargas parciais através da técnica de emissão acústica; mecatrônica – projeto de dispositivos e sistemas automatizados/autônomos; ensaios em hidrogeradores – funcionalidade de um monitoramento online da qualidade da água, garantindo mais confiabilidade no processo de análise.
Além dos temas diversos, estudos hidrológicos e de sedimentos aplicados ao Rio Madeira também foram discutidos – como por exemplo, a criação de um sistema de alerta de cheia e estiagem; previsão de vazões e otimização de operações do reservatório; desenvolvimento de modelo de avaliação da qualidade da água e transporte de sedimentos; regionalização hidrológica e potencial energético da bacia hidrográfica; bem como estudos aprofundados de precipitação em eventos climáticos.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Assine nosso jornal

ACOMPANHE
as notícias

Conheça o nosso Portal de Notícias, onde é possível ter
acesso às principais notícias da JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

Por dentro da Usina Hidrelétrica Jirau

SETOR REGULATÓRIO
E COMERCIAL

ACOMPANHE AS NOTÍCIAIS DA
JIRAU ENERGIA

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.