23/03/2016

Usina Jirau oferece treinamento para agricultores familiares sobre o cultivo de café

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, realizou em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (EMBRAPA Rondônia) um treinamento para agricultores familiares voltado para o cultivo do café. A capacitação faz parte do “Projeto Feijão com Arroz”, que tem por objetivo o trabalho de pesquisa nas áreas de terras altas com os cultivos previstos inicialmente de abacaxi, açaí, banana, mandioca, pupunha e café.
A capacitação foi ministrada na área do projeto piloto, próximo a Nova Mutum Paraná, e contou com a participação de vinte agricultores. O foco foi no plantio do café Conilon BRS Ouro Preto, recomendado especialmente para Rondônia por apresentar características mais favoráveis ao clima, solo e elevada umidade da região. A espécie foi pesquisada no campo experimental da EMBRAPA Rondônia em Ouro Preto do Oeste.
Rondônia é o quinto estado que mais produz café no Brasil. Os agricultores do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau receberam recomendações e o passo-a-passo para a implantação de uma lavoura de café. De acordo com o presidente da Associação do Reassentamento Rural Vida Nova, Antônio Nascimento, é sempre bom participar das qualificações da EMBRAPA. “Todas as vezes que essas atividades são realizadas, incentivamos a participação dos nossos associados, para que possam aprender as técnicas na prática”, ressalta o presidente.
Segundo Miguel Lins, analista de Socioeconomia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), ações semelhantes já foram oferecidas. “Em oportunidades anteriores, abordamos as recomendações e práticas que devem ser adotadas na implantação das culturas de mandioca e cana-de-açúcar”, destaca Miguel. Os treinamentos são oferecidos gratuitamente pela ESBR em parceria com a EMBRAPA. E em contrapartida, os agricultores precisam demonstrar o conhecimento adquirido em suas propriedades, como resultado da aprendizagem.

PROJETO “FEIJÃO COM ARROZ”
A Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e a EMBRAPA Rondônia firmaram convênio no valor de R$ 4,5 milhões para a realização do “Projeto Feijão com Arroz”. Com início em março de 2012 e duração de cinco anos, a parceria tem colaborado com as comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau para aumentar as oportunidades de trabalho, melhorar a renda familiar e garantir a segurança alimentar, através da adoção de técnicas e novas tecnologias. O projeto faz parte do Subprograma de Reorganização das Atividades Produtivas da ESBR, desenvolvido no âmbito do Programa de Remanejamento das Populações Atingidas.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Assine nosso jornal

ACOMPANHE
as notícias

Conheça o nosso Portal de Notícias, onde é possível ter
acesso às principais notícias da JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

Por dentro da Usina Hidrelétrica Jirau

SETOR REGULATÓRIO
E COMERCIAL

ACOMPANHE AS NOTÍCIAIS DA
JIRAU ENERGIA

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.