29/11/2019

Usina Jirau apoia mais uma missão da ONG Operação Sorriso

O apoio da Usina Hidrelétrica Jirau à ONG Operação Sorriso já possibilitou a realização das duas últimas missões humanitárias em Porto Velho, quando foram realizadas 117 cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina. Assim, a Usina Jirau garante a continuidade das ações da ONG em Rondônia até 2020, cumprindo o papel decisivo de tornar a região num ponto focal de atuação por meio do suporte ao Núcleo de Fissurados de Rondônia (NUFIS). Este ano a missão acontecerá de 2 a 7 de dezembro, no Hospital Santa Marcelina, e a previsão é que sejam realizadas 55 cirurgias.
O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Usina Jirau, Veríssimo Neto, explica que o apoio é realizado por meio de convênio firmado com subsídio do Subcrédito Social – linha “E” – do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Um investimento de 2,7 milhões. Além disso, Veríssimo destaca a importância da iniciativa. “É um trabalho muito gratificante, feito com dedicação e transparência. As cirurgias transformam o visual do paciente e proporcionam mais qualidade de vida, bem-estar e eleva a autoestima, refletindo inclusive na família e na vida social. Nós, da Usina Jirau, estamos unidos com os parceiros por esta causa nobre”, reforça Neto.
A parceria da Operação Sorriso com a ESBR também possibilitou a ampliação do atendimento no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro através da doação de instrumentos cirúrgicos para o NUFIS. Agora, o núcleo é capaz de realizar cirurgias ao longo do ano fazendo com que alguns pacientes não precisem esperar a missão humanitária da Operação Sorriso em dezembro.
A enfermeira e voluntária da Operação Sorriso, Maria José Micheletti, está à frente do NUFIS e explica o período de realização dos procedimentos. “Em junho começamos a fazer as cirurgias dos pacientes com deficiência no palato, intercalando com as de lábio leporino que já ocorrem desde março. O novo instrumental nos deu forças para seguir com os procedimentos e promover a mudança na vida de centenas de pessoas”, completa. Segundo Charles Rosenburst, o objetivo da ONG é alavancar a parceria com a Usina Jirau e desenvolver um modelo sustentável, único no Brasil, que servirá de exemplo para outras localidades onde são realizadas missões da organização.
Desde a primeira missão realizada no Brasil, em 1997, a Operação Sorriso já realizou 77 edições do projeto no País, contabilizando mais de 5,5 mil cirurgias gratuitas e mais de 105 mil consultas médicas oferecidas. De Acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, de 650 crianças nascidas, pelo menos uma tem fissura labiopalatina. Diante disso, preocupada com o bem-estar daqueles que mais precisam de auxílio, a ESBR garante que missões como esta aconteçam na Capital Porto Velho, até 2021.
Serviço
Data da seleção de pacientes: 2 de dezembro de 2019

Data das cirurgias: 4 a 7 de dezembro de 2019
Local: Hospital Santa Marcelina – BR-364, Km 17 – 313 Zona Rural, Porto Velho
Aos interessados em participar da triagem: basta comparecer à seleção no dia 2 de dezembro, no Hospital Santa Marcelina, levando documentos de identificação do paciente e do responsável (caso o paciente seja menor). Pacientes e mais um familiar que residam fora de Porto Velho poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção, além disso a ONG oferecerá alimentação sem custo para os pacientes.
AJUDE A ONG OPERAÇÃO SORRISO: TORNE-SE UM DOADOR VOLUNTÁRIO!
Ajudar o próximo, independente de cor, raça, etnia, sexo ou qualquer outra característica, é um ato de humanidade. Para auxiliar nas ações desenvolvidas pela ONG Operação Sorriso, está aberta a campanha de doações de alimentos e materiais de higiene aos pacientes que vão se submeter às cirurgias.
A ONG coloca à disposição da sociedade dois pontos de arrecadação para as doações, um em Porto Velho e outro em Nova Mutum Paraná. Na capital, os locais para fazer as doações são o Hospital de Base – Núcleo de Fissurados, das 8h às 13h, e o Bartô Hamburgueria, das 16h às 23h. Em Nova Mutum Paraná, o local de arrecadação é no Observatório Ambiental Jirau, das 8h às 17h. Seja um doador voluntário e ajude outras pessoas a colocarem um novo sorriso no rosto!
● Doe o seu tempo!
Entre em contato com a Associação dos Fissurados de Rondônia (ASFIR) e ajude nas ações: (69) 9-8112.7846.
● Faça uma doação em alimento ou fraldas descartáveis!
Porto Velho
Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – Núcleo de Fissurados – 8h às 13h – de segunda à sexta-feira, Rua Aparício de Moraes s/nº, Bairro Industrial (Prédio antigo Barretinho) Contato: (69) 9-8112.7846
Bartô Hamburgueria – 16h às 23h, de segunda-feira a sábado, Rua Quintino Bocaiúva, nº 1354, Bairro Olaria.
Nova Mutum Paraná
Observatório Ambiental Jirau, de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, Rua Idalino Kruguer s/nº, Nova Mutum Paraná. Contato: (69) 3237.3294| (69) 9-9938.7890
● Para ajudar a Operação Sorriso
Quem quiser contribuir, pode fazer doações financeiras pelo site ou realizar depósitos direto em conta:
Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/001-85
Banco Itaú – 341
Ag: 8729 / C/C: 23082-4
Pedimos a gentileza de comunicar a realização do depósito para: contato@operationsmile.org

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Assine nosso jornal

ACOMPANHE
as notícias

Conheça o nosso Portal de Notícias, onde é possível ter
acesso às principais notícias da JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

Por dentro da Usina Hidrelétrica Jirau

SETOR REGULATÓRIO
E COMERCIAL

ACOMPANHE AS NOTÍCIAIS DA
JIRAU ENERGIA

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.