27/07/2016

Usina Hidrelétrica Jirau opera com 42 turbinas

A operação da Usina Hidrelétrica Jirau caminha a passos largos. Atualmente com 42 turbinas em funcionamento e mais uma em teste, oferece 3.225 MW (megawatts) de potência instalada, energia suficiente para abastecer 9 milhões de residências. Até o fim deste ano, a Usina estará com todas as suas 50 turbinas instaladas e operando plenamente.
Além de mandar energia elétrica para todo o Brasil através do Sistema Interligado Nacional (SIN), a Usina Jirau também supre de energia elétrica os estados do Acre e Rondônia, por meio do sistema back-to-back, equipamento que tem a função de retirar parte da energia já convertida em corrente contínua, transformando-a em corrente alternada para envio de energia entre os dois sistemas, processo que ocorre na Subestação Coletora de Porto Velho. Assim, Rondônia e Acre ganham energia duas vezes: do SIN e do sistema de transmissão específico da região.
De acordo com o Gerente de Operação da Energia Sustentável do Brasil (concessionária da UHE Jirau), Carlos Alberto, a capacidade total instalada da Usina é de 3.750 MW, o que será alcançadacom a operação das 50 turbinas. “Esse potencial energético representa 3,7% de toda a energia hidrelétrica do Brasil, conforme constatação da Agência Nacional de Energia Elétrica”, ressalta Alberto.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Assine nosso jornal

ACOMPANHE
as notícias

Conheça o nosso Portal de Notícias, onde é possível ter
acesso às principais notícias da JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

Por dentro da Usina Hidrelétrica Jirau

SETOR REGULATÓRIO
E COMERCIAL

ACOMPANHE AS NOTÍCIAIS DA
JIRAU ENERGIA

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.