06/09/2022

JIRAU ENERGIA COMPLETA 9 ANOS DE OPERAÇÃO

Dia 6 de setembro é uma data de muita importância e alegria para Jirau Energia, pois completamos 9 anos de operação. São 9 anos de contribuição à sociedade brasileira, com a produção de um insumo tão importante, para o desenvolvimento de nosso país: energia elétrica.

A atuação da Usina Hidrelétrica Jirau nestes 9 anos não se resume apenas a gerar energia elétrica, mas sim traduz a nossa Visão: ser a referência global em geração de energia sustentável na Amazônia.

O Diretor-presidente da Jirau Energia, Edson Silva, enfatiza essa visão. “Somos referência na produção de energia de forma limpa e sustentável promovendo o desenvolvimento do País. Estamos seguindo uma trajetória de melhorar a Empresa cada vez mais e já avançamos muito na performance operacional, nos aspectos financeiros, e de saúde e segurança; bem como na estruturação de equipes capacitadas para desenvolver o trabalho com excelência. Nos últimos anos enfrentamos um contexto desafiador, mas graças ao empenho de todos hoje temos um futuro promissor”, declarou Edson Silva.

De acordo com Diretor Financeiro e Administrativo da Jirau Energia, Júlio Freitas, contribuir para o desenvolvimento da região onde estamos inseridos é o nosso maior presente. “Por meio de ações responsáveis, ambientalmente corretas, responsabilidade social e orgulho do nosso trabalho, promovemos, juntamente com a comunidade e nossos empregados, a construção de um legado muito importante para as próximas gerações”, ressaltou Júlio Freitas.

A geração de energia elétrica da Usina Hidrelétrica Jirau desde setembro de 2013 até agora ultrapassam a marca de 117 milhões de MWh. Além disso, a Jirau Energia pagou mais de R$ 600 milhões de compensação financeira pelo uso do recurso hídrico (Royalties), um valor considerado histórico para o estado de Rondônia e o município de Porto Velho. A energia gerada pela Usina Jirau ao longo destes anos de operação seria suficiente para abastecer os estados de Rondônia e Acre por mais de 20 anos.

Com uma capacidade instalada de 3.750MW e 50 unidades geradoras, Jirau é a 4ª maior usina hidrelétrica do Brasil em capacidade instalada, equivalente a aproximadamente 25% do consumo de energia elétrica do estado de São Paulo, 65% do consumo do estado do Rio de Janeiro, e 6% do consumo do país.

O Diretor de Operação da Jirau Energia, Diego Collet, afirmou que o nosso compromisso é gerar energia com segurança, confiabilidade e respeito ao meio ambiente. “Nós, colaboradores da Usina Jirau e nossas empresas parceiras, envidamos nossos esforços para continuar gerando energia para o desenvolvimento do nosso país e para qualidade de vida da população”, disse Diego Collet.

O colaborador Averton Portigo, da área de Operação, relatou o sentimento de fazer parte dessa trajetória e as suas expectativas para o futuro. “Desafios não faltam, está sangue do colaborador Jirau buscar constantes melhorias otimizadas à sustentabilidade, e o time Jirau faz isso com louvor. A complexidade de operar uma usina desse porte é o que nos mantém ativos, é o nosso combustível, buscando sempre atingir os mais elevados patamares no dia seguinte. Que venham mais desafios, que possamos continuar em destaque no setor Eeétrico, queremos continuar sendo referência de Geração dentre os melhores! Nossa sinergia mantém nossa energia”, declarou Averton Portigo.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Assine nosso jornal

ACOMPANHE
as notícias

Conheça o nosso Portal de Notícias, onde é possível ter
acesso às principais notícias da JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

Por dentro da Usina Hidrelétrica Jirau

SETOR REGULATÓRIO
E COMERCIAL

ACOMPANHE AS NOTÍCIAIS DA
JIRAU ENERGIA

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.