07/05/2019

ESBR e SEDAM fortalecem relações visando aprimoramento dos Projetos de Sustentabilidade

Profissionais da nova equipe técnica da Coordenadoria de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM) visitaram a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau para conhecer ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo empreendimento, em especial sobre as atividades do Programa de Monitoramento e Apoio à Atividade Pesqueira. A visita aconteceu em abril e teve como objetivo a troca de conhecimento para a continuidade de ações dos programas socioambientais, realizados na área de abrangência da Usina.


“Trouxemos a equipe da SEDAM para estreitar as relações com a instituição, já que desenvolvemos diversas tratativas com eles dentro dos 34 Programas Socioambientais da UHE Jirau, principalmente as relacionadas ao Plano de Manejo de Pirarucu, realizado em GuajaráMirim. A ideia é que conheçam todo o histórico de elaboração do Plano, suas características e os resultados”, afirma Veríssimo Alves, Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR).


A Coordenadora-Adjunta de Licenciamento Ambiental do Estado (SEDAM), Daniely Sant’anna, falou que a visita proporcionou melhor relacionamento com a Usina e esclarecimento sobre as ações desenvolvidas. “Conhecemos melhor os processos, desde as ações com os pescadores, os entraves e as dificuldades, além de outras demandas, e o papel do Estado para identificarmos qual o nosso papel no meio de tudo isso, porque realmente é de nosso interesse”.


Programa de Manejo do Pirarucu
A ESBR desenvolve o Plano de Manejo do Pirarucu na região do Lago Corte de Mercedes, em Guajará Mirim, há cerca de sete anos. O trabalho passou por diversas fases, entre elas, o estudo que atestou a viabilidade do projeto. Entre os objetivos, estão a promoção e o incentivo de desenvolvimento para a região. O plano de manejo contempla os pescadores profissionais artesanais da Colônia Z-2-RO de Guajará-Mirim.
Até então, a atividade de pesca do pirarucu nativo (Arapaima gigas) era proibida. A liberação para os pescadores da área de influência da UHE Jirau está amparada na Lei nº 3.568, de 10 de junho de 2015, e a aprovação do manejo foi realizada com base nos estudos que são realizados desde 2013 pela Usina

Compartilhe

Related News

Assine nosso jornal

FOLLOW
NEWS

Get to know our News Portal, where you can access
the main news about JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

INSIDE THE JIRAU HYDROELECTRIC POWER PLANT

REGULATORY AND
COMMERCIAL SECTOR

FOLLOW JIRAU ENERGIA NEWS

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.