05/12/2016

ESBR e EMBRAPA promovem “Dia de Campo da Mandioca”

Com intuito de ensinar novas tecnologias aos produtores de mandioca do Estado de Rondônia e aprimorar o cultivo e comercialização do produto, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, realizou o “Dia de Campo da Mandioca”. A capacitação foi realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (EMBRAPA/RO) dia 24 de novembro na área do Projeto Piloto da UHE Jirau,a 115 km de Porto Velho, e contou com a participação dos produtores do Reassentamento Rural Coletivo Vida Nova (RCC), técnicos da extensão rural da EMBRAPA e produtores de diversas localidades do Estado.
O público conheceu seis tipos de cultivares de mandioca que estão implantadas na área experimental da EMBRAPA, sendo três espécies de mesa (macaxeira) e três de produção de farinha (mandioca). Foram informados ainda sobre controle de pragas, manejo nutricional e beneficiamento da produção na agroindústria.
O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, informou que a parceria do empreendimento com a EMBRAPA foi firmada em 2012 e tem trazido diversos benefícios aos produtores da região. “Nosso objetivo é fomentar o plantio da mandioca para atendimento à agricultura familiar e plantio comercial, por meio também da instalação da agroindústria de farinha, melhorando a renda do produtor e, consequentemente, a qualidade de vida de todos”, enfatizou.
A Presidente da Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), Sandra Vicentini, disse que “com o plantio da mandioca e a implantação da agroindústria, a expectativa é aumentar a produção de farinha e ver o produto final no mercado com a própria marca, um orgulho pra gente”. O produtor da COOPPROJIRAU, Josias Francisco de Matos Araújo, cultiva a raiz há 10 anos para consumo próprio e a capacitação foi uma oportunidade de ampliar a visão de mercado.
“Esse treinamento vai ajudar a expandir minha produção para comercialização e com isso aumentar a minha renda”, explicou. Durante o treinamento, três variedades de mandioca de mesa estiveram disponíveis para que os produtores pudessem degustar e conhecer o seu potencial de consumo. O Engenheiro Agrônomo da EMBRAPA/RO, Davi Oliveira, reforçou que a parceria com a ESBR traz resultados positivos.“Nosso objetivo é transferir tecnologia para os produtores.
Hoje, no caso, o cultivo da mandioca. Enxergamos essa cultura como grande potencial para a agricultura familiar”, pontuou o Engenheiro. A área experimental da EMBRAPA/RO é de 1 hectare e produz de 18 a 25 toneladas de mandioca por ano. No Reassentamento Rural Coletivo da UHE Jirau esse trabalho também tem crescido e conta com 3 hectares de área plantada e 4 hectares em fase de preparo para plantio.

Compartilhe

Related News

Assine nosso jornal

FOLLOW
NEWS

Get to know our News Portal, where you can access
the main news about JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

INSIDE THE JIRAU HYDROELECTRIC POWER PLANT

REGULATORY AND
COMMERCIAL SECTOR

FOLLOW JIRAU ENERGIA NEWS

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.