20/03/2017

ESBR apresenta o Centro Cultural de Nova Mutum Paraná para atual gestão da Funcultural

O Centro Cultural de Nova Mutum Paraná recebeu, no dia 10 de março, a visita do presidente da Fundação Cultural (Funcultural) de Porto Velho, Ocampo Fernandes. Junto com ele estavam os assessores Márcio Martins e Daiane Marinho. Acompanhados pela equipe técnica da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, os visitantes conheceram o acervo arqueológico e demais dependências do Centro Cultural.
De acordo com o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, a visita teve como objetivo a negociação da entrega do Centro Cultural de Nova Mutum Paraná para a Prefeitura de Porto Velho, conforme recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “Essa estrutura é um grande legado que a ESBR deixa para a comunidade e por isso fizemos questão de apresentá-la ao atual presidente da Funcultural com o intuito de que o município assuma sua gestão e manutenção”, afirmou.
O presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, disse que após a visita a Funcultural irá estudar as possibilidades do recebimento do Centro Cultural por parte da Prefeitura. Segundo ele, o local precisará de uma equipe específica e todo um trabalho de gestão, itens que precisam ser analisados de forma criteriosa. “Estou impressionado de ver uma estrutura tão bem-feita e com um acervo tão rico sobre a nossa história e a nossa cultura e isso nos dá boas perspectivas”, afirmou. “Iremos conversar com o prefeito para analisarmos todas as possibilidades”, completou.
Atrativo cultural – a construção do Centro Cultural de Nova Mutum Paraná foi concluída em 2011. A estrutura é resultado das ações do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural da UHE Jirau. Atualmente, no local está instalado o museu com mais de 100 mil peças arqueológicas resgatadas na área de influência da UHE Jirau, entre elas: vasilhas cerâmicas, urnas funerárias, fragmentos cerâmicos e líticos e testemunhos remanescentes da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
A exposição do acervo arqueológico no Centro Cultural é aberta ao público, de segunda a quinta-feira, no horário das 7h30 às 17h e às sextas-feiras no horário das 7h30 às 16h. O acervo arqueológico resgatado na UHE Jirau, tem atraído visitantes do estado de Rondônia e de outros estados brasileiros, além de estrangeiros. Todas as visitas são acompanhadas e monitoradas pela equipe de arqueologia que trabalha no local.
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), será a responsável pela guarda definitiva do acervo arqueológico da UHE Jirau, conforme tratativas que vêm sendo realizadas entre a ESBR e IPHAN.

Compartilhe

Related News

Assine nosso jornal

FOLLOW
NEWS

Get to know our News Portal, where you can access
the main news about JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

INSIDE THE JIRAU HYDROELECTRIC POWER PLANT

REGULATORY AND
COMMERCIAL SECTOR

FOLLOW JIRAU ENERGIA NEWS

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.