22/12/2017

Energia Sustentável do Brasil vence Prêmio Brasil Ambiental da AMCHAM Rio na categoria inovação

O Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Biomarcadores de Toxicidade do Mercúrio Aplicados ao Setor Hidrelétrico na Região Amazônica (PD-6631-0001/2012), desenvolvido pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, ganhou o Prêmio Brasil Ambiental da Câmara Americana de Comércio do Rio de Janeiro (AmCham Rio), edição 2017, na categoria Inovação. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 30 de novembro.
O projeto da ESBR, vencedor do prêmio, refere-se ao desenvolvimento de biomarcadores metalômicos da toxicidade do mercúrio aplicáveis a programas robustos de monitoramento em reservatórios na região Amazônica, utilizando esta ferramenta inovadora para uma avaliação eficiente tanto na vigilância ambiental como na saúde da população sob a área de influência dos empreendimentos do setor hidrelétrico.
Pesquisas recentes mostraram que concentrações com níveis de mercúrio acima da média nacional nos compartimentos abióticos (elementos não vivos) e bióticos (seres vivos) no bioma Amazônico são normalmente encontradas em regiões primitivas, isentas de ações dos seres humanos. Com o intuito de explicar esse fato, estudos relacionados ao esclarecimento dos mecanismos da toxicidade do mercúrio na ictiofauna e nas populações ribeirinhas se tornaram imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável do setor hidrelétrico na região, tendo em vista a responsabilidade socioambiental destes empreendimentos.
O P&D Biomarcadores de Toxicidade do Mercúrio Aplicados ao Setor Hidrelétrico na Região Amazônica foi desenvolvido entre abril de 2013 e abril de 2017 pela ESBR juntamente com a Fundação Universidade de Brasília (UnB), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (IQ-Ar–UNESP), Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação (FACTE) e Venturo Análises Ambientais.
Para a Assessora Sênior da ESBR, Thais Soares, que representou a empresa durante a cerimônia de premiação, vencer um prêmio renomado como o Prêmio Brasil Ambiental é motivo de muito orgulho. “Trata-se do reconhecimento de um trabalho de quatro anos de pesquisa, utilizando técnicas inovadoras, cujos resultados representam um importante legado científico para o país”, afirmou.

Prêmio
A AmCham Rio realiza o Prêmio Brasil Ambiental desde 2005 através do seu Comitê de Sustentabilidade com o objetivo de reconhecer as ações de sustentabilidade do setor empresarial no país. Podem concorrer projetos concluídos ou em fase final de implementação que estejam direcionados para novas soluções tecnológicas e/ou processuais em atividades ligadas à água, ecossistemas, emissões atmosféricas, inovação, resíduos sólidos, responsabilidade socioambiental e empreendedorismo sustentável.

Compartilhe

Related News

Assine nosso jornal

FOLLOW
NEWS

Get to know our News Portal, where you can access
the main news about JIRAU ENERGIA.

Logo Jirau Energia

DADOS DE VAZÃO

Informações em:

XX/XX/XXXX

Previsões de Afluências à UHE Jirau

e de Folgas na Estaca 1295 da BR-364.

DATA

VAZÃO (m³/s)

FOLGA (m)

Nota: Previsão realizada pela ESBR com base nos dados
observados e nos modelos de previsão de vazões disponíveis.

Folga referente à diferença entre a elevação da pista
no eixo da BR-364 e a Folga na Estaca 1295

INSIDE THE JIRAU HYDROELECTRIC POWER PLANT

REGULATORY AND
COMMERCIAL SECTOR

FOLLOW JIRAU ENERGIA NEWS

Logo Jirau Energia

Previsões de Afluências à UHE Jirau e de
Folgas na Estaca 1295 da BR-364.