Iniciativa percorreu seis escolas de Rondônia e participou de três eventos no estado, reforçando o compromisso da Jirau Energia com educação e sustentabilidade.
A Jirau Energia encerrou, em dezembro, o ciclo do Projeto Jirau Itinerante, com duas edições especiais realizadas na Escola Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum Paraná, no dia 8, e na Escola Joaquim Vicente Rondon, em Jaci-Paraná, no dia 12. No total, cerca de 200 estudantes participaram das últimas atividades do ano, marcando o fim de um percurso que levou conhecimento sobre energia sustentável a diversas regiões do estado.
As atividades incluíram palestras educativas sobre o funcionamento da Usina Hidrelétrica Jirau e a importância da energia renovável, dinâmicas interativas sobre sustentabilidade e experiência em realidade virtual (3D), que apresentou ambientes da usina como a Sala de Controle, o Hall do Edifício de Controle, o Vertedouro Principal, o Vertedouro de Troncos e as Elevações.
“É de grande relevância receber esse evento aqui na escola para que os alunos conheçam um pouco sobre o funcionamento e a importância da empresa para o país, até porque eles estão inseridos nesse contexto. Nos sentimos honrados em ser procurados pela escola”, descreveu o Diretor da Escola Nossa Senhora de Nazaré, Francisco Lima.
Lançado em maio de 2025, o Projeto Jirau Itinerante representa a nova fase do tradicional Projeto de Turismo da Usina Hidrelétrica Jirau, remodelado para ampliar o alcance educacional e aproximar estudantes e comunidades do funcionamento da geração de energia limpa. A iniciativa é voltada às instituições de ensino e, entre maio e dezembro de 2025, esteve presente em seis comunidades e distritos de Rondônia: Jaci-Paraná, União Bandeirantes, Porto Velho e Abunã, somando ações em seis escolas e três participações em eventos.
A primeira edição, realizada no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), em Jaci-Paraná, reuniu cerca de 700 alunos do ensino fundamental e médio. Em setembro, o projeto seguiu para União Bandeirantes, contemplando aproximadamente 300 estudantes da Escola César Freitas Cassol. Já em outubro, duas novas edições ampliaram o alcance da iniciativa: no dia 10, na Escola Maria Nazaré, em Jaci-Paraná, e no dia 23, na Escola Estudo e Trabalho, em Porto Velho, com turmas do 8º ano. O mês de dezembro marcou o encerramento do ciclo, contemplando as escolas Nossa Senhora de Nazaré e Joaquim Vicente Rondon.
Para Daiana Costa, Coordenadora de Comunicação da Jirau Energia, o encerramento das ações reforça seu papel como iniciativa de alta relevância social, conectando educação, tecnologia e sustentabilidade. “Ao aproximar os estudantes do funcionamento de uma das maiores usinas hidrelétricas do país, o projeto contribui para despertar vocações, ampliar o conhecimento científico e fortalecer a relação da Jirau Energia com as comunidades de seu entorno”, afirma.