Durante a visita, foram discutidas iniciativas nas áreas de ciência, tecnologia e sustentabilidade, além de um tour pelas instalações da usina.
A Jirau Energia recebeu, nesta terça-feira (5), a visita do Presidente da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (FAPERO), Paulo Haddad, e da Diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia, Patrícia Portela. Com o objetivo de estreitar relações institucionais, o encontro buscou mapear oportunidades de cooperação voltadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação, ciência e tecnologia em Rondônia, com foco em maximizar o desenvolvimento sustentável de Rondônia.
Os representantes da FAPERO foram recebidos por áreas multidisciplinares da Jirau Energia, composta pelos coordenadores Ivar Araújo (Administração), Gizele Silva (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI), Juliana Silva (Socioeconomia) e Michel Obara (Meio Ambiente). Além dos Gerentes, Marcelo Fonseca (Operação), Veríssimo Neto (Meio Ambiente e Socioeconomia), Breno Carvalho (Engenharia, Planejamento e Performance) e o Diretor de Operação, Diego Collet. Durante o encontro, foram apresentadas as principais iniciativas da empresa com foco no desenvolvimento regional, destacando ações alinhadas à inovação, sustentabilidade e responsabilidade socioambientais.
O encontro também incluiu um tour pelas instalações da quarta maior usina hidrelétrica do Brasil, onde foi possível conhecer de perto a estrutura e o compromisso da Jirau Energia com a eficiência operacional, a inovação tecnológica e a sustentabilidade.
O presidente da FAPERO, Paulo Haddad, destacou a importância da união entre instituições públicas e privadas para promover avanços concretos no estado. “A cooperação entre as entidades é fundamental para estabelecermos marcos que nos permitam avançar. O objetivo é tornar a Jirau cada vez mais competitiva e inovadora, gerando emprego, renda e contribuindo com o desenvolvimento econômico de Rondônia. A responsabilidade da FAPERO está em oferecer informação de alto nível, incentivar a pesquisa científica, a inovação e a transferência de tecnologia. Dentro desse contexto, esperamos concretizar parcerias público-privadas que beneficiem diretamente os resultados da Jirau e, ao mesmo tempo, impulsionem o crescimento do estado, inclusive por meio do recolhimento de impostos”, afirmou.
A Diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da FAPERO, Patrícia Portela, definiu o encontro como valioso. “Essa visita reforça como a inovação pode ser uma aliada estratégica no desenvolvimento de Rondônia. Acreditamos que a Fundação de Amparo tem um papel essencial nesse processo e que a inovação é um grande propulsor para o crescimento econômico”, ressaltou.
“A visita da FAPERO à nossa empresa representa uma valiosa oportunidade de reafirmar o compromisso da Jirau Energia com o ecossistema de inovação, a pesquisa e o desenvolvimento regional. Essa iniciativa marca um passo importante na construção de agendas comuns em inovação, pesquisa e responsabilidade socioambiental, elementos essenciais para fomentar e viabilizar soluções práticas que gerem valor e impactem positivamente não apenas o setor energético, mas também o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de Rondônia”, destacou Gizele Silva, Coordenadora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Jirau Energia.